top of page

A RÁDIO

 

A web rádio ‘Copaoba FM’ nasceu em 04 de março de 2013, em Campina Grande/PB, com o objetivo de levar aos internautas música e informação de qualidade. Priorizando a produção local e os talentos da nossa terra, a ‘Oba FM’ exibe em sua programação os mais variados estilos musicais. É uma rádio destinada àqueles que amam a Paraíba e desejam conhecê-la ainda mais. É só clicar, curtir o som e viver essa emoção!

 

PORQUE COPAOBA?

 

Copaoba  era a antiga denominação do Planalto da Borborema, localizado na região Nordeste do Brasil. Segundo o historiador Coriolano de Medeiros, o nome copaoba é um termo da língua tupi que significa “aquele que alonga”. Outros traduzem como “serra que não tem fim”. Copaoba é também a variação do nome copaíba, uma árvore da região da qual se extrai um óleo balsâmico que, segundo a tradição popular, tem propriedades terapêuticas milagrosas.

 

Ainda hoje, a região que compreende os municípios de Belém, Serra da Raiz, Caiçara, Duas Estradas, entre outros municípios paraibanos, é conhecida como Serra da Copaoba. Foi nessa região que na época da colonização da Paraíba, no século XVI, aconteceu uma sangrenta batalha entre os índios potiguaras, nativos da região, contra os portugueses e os índios tabajaras do litoral paraibano.

 

Os índios potiguaras eram aliados dos franceses que contrabandeavam o pau-brasil, árvore comum na região da copaoba, a fim de levarem para a Costa de Diéppe a pedido de corsários. Por este motivo o capitão-mor da capitania da Paraíba, Feliciano Coelho de Carvalho, arregimentou seus soldados para combaterem a extração do pau-brasil pelos franceses na região da Serra da Copaoba. Sob a liderança dos caciques Pao-seco e Zorobabé, os índios potiguaras tentaram resistir às investidas dos invasores, porém foram derrotados e tiveram que migrar para o Rio Grande do Norte.

 

Na Serra da Copaoba foi encontrado em 1598, o primeiro sítio arqueológico do Brasil, um petroglifo, documentado no livro “Diálogo das grandezas do Brasil”, escrito em 1618 pelo cristão-novo Ambrósio Fernandes Brandão, porém de local desconhecido na atualidade. No município de Belém da Paraíba já foram encontrados três locais onde estão gravadas inscrições rupestres.

 

Segundo pesquisadores, nesta região também foram encontradas as primeiras ocorrências na Paraíba de uma frondosa árvore chamada flamboyant. Trazida, possivelmente, por intermédio dos franceses que contrabandeavam o pau-brasil da região, pois o flamboyant seria uma árvore típica das regiões sobre influência dos franceses.

bottom of page